SEI NA UFPR – IMPLANTAÇÃO SERÁ NO DIA 09/12/2016

Publicado em: 8 de dezembro de 2016 por Pró-Reitoria de Administração

Implantação do SEI no próximo dia 9 contribuirá para a redução do uso de papel na UFPR

 

O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Foto: Marcos Solivan

O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Foto: Marcos Solivan

A partir da próxima sexta-feira (09), todos os novos processos e documentos (ofícios, memorandos, ordens de serviço, etc.) somente poderão ser abertos, assinados e tramitados na UFPR por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Na mesma data, no período noturno, o sistema SIE-Protocolo será desativado. Contudo, os processos que forem abertos, até esse dia, na ferramenta antiga poderão continuar no SIE ou ser digitalizados e inseridos no SEI a qualquer momento. A assinatura eletrônica utilizada por login e senha será considerada válida para o novo sistema.
No Complexo Hospital de Clínicas (CHC), a utilização do SEI será iniciada pelos processos relacionados à gestão de pessoas. A nova ferramenta tem o objetivo de modernizar a gestão de documentos digitais e processos eletrônicos, viabilizar a transparência, a economicidade na produção de processos em meio digital e facilitar o acesso a informações para a satisfação dos usuários. A partir do dia nove de dezembro, o SEI pode ser acessado, preferencialmente pelo navegador Mozilla Firefox, no link https://sei.ufpr.br/. 

sei-equipe-sei-r

O SEI promove a economia do dinheiro público, reduzindo o uso do papel como suporte físico para documentos institucionais.

O sistema SEI foi adotado pelo Governo Federal para unificar a movimentação de processos administrativos e financeiros. Por meio dele os processos passarão a ser tramitados entre unidades da UFPR de maneira totalmente digital e, futuramente, também entre os órgãos da Administração Pública Federal.

Sustentabilidade
Além disso, a implantação do SEI é uma das medidas que a UFPR tomou para reduzir a utilização de papel. 

Para maiores informações, é possível enviar e-mail para os seguintes endereços eletrônicos: sei@ufpr.br, qgsei@ufpr.br, equipesei@ufpr.br, junglos@ufpr.br. Ou entrar em contato por meio dos telefones: (41) 3360-3316, (41) 3360-3333. Novidades na página do SEI: http://www.ufpr.br/sei/.

Jéssica Tokarski  7 de dezembro de 2016 – 9h16


NOVO CURSO SEI À DISTÂNCIA

Publicado em: 2 de dezembro de 2016 por Pró-Reitoria de Administração

Inscrição: Até dia 06/12/2016Último Curso – Não perca essa Oportunidade

Data do Curso EaD: Entre os dias 08 e 28 de dezembro 

Público Alvo: Diretore@s, Coordenador@s, Secretári@s, Orçamentári@s, Chefes ou suários, Docentes ou Técnicos da UFPR, que utilizarão o Sistema Eletrônico de Informações a partir do dia 9 de dezembro de 2016, quando todos os novos documentos e processos da instituição serão abertos, assinados e enviados pelo Sistema SEI da UFPR.

Metodologia: Este curso será realizado via internet, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas, que também pode ser acessado por meio de smartphones ou tablets.

As lições e atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso, de 8 a 28 de dezembro, e são corrigidas diretamente pela plataforma da Enap de forma automática, englobando exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de dificuldade e formatos.

Importante: Este curso de 20 horas é autoinstrucional e ao aluno, querendo, poderá concluí-lo em apenas dois dias (por exemplo, dias 8 e 9/12, ou durante o curso, entre os dias 8 e 28/12), com direito à Certificado.

Objetivos de aprendizagem

  • Acessar e navegar no Sistema Eletrônico de Informações;
  • Executar diversas operações com processos e com documentos;
  • Organizar os processos nos Blocos Internos;
  • Disponibilizar documentos nos Blocos de Assinaturas;
  • Recuperar informações;
  • Trabalhar com a disponibilização do Acesso externo.

Principais Tópicos do Curso

  • Introdução ao Sistema Eletrônico de Informações;
  • Operações com processos;
  • Operações com documentos;
  • Blocos Internos e Blocos de Assinatura;
  • Recuperando informações;
  • Acesso externo.

Link para Inscrição

sei@ufpr.br ; equipesei@ufpr.br ; qgsei@ufpr.br ;  junglos@ufpr.br       
3361-3316/3361-3332/3360-5077/8883-4082

 


ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Publicado em: 27 de outubro de 2016 por Pró-Reitoria de Administração UFPR

Comunicamos à comunidade universitária da UFPR, e demais interessados, que no último dia 26/10/2016, à noite, o Ed. D. Pedro II – onde funciona a PRA – foi invadido por um grupo de estudantes dos cursos de Filosofia e de Turismo (conforme cartazes afixados na parte externa do hall do edifício), que impossibilitam o adequado funcionamento de diversas unidades administrativas da UFPR, como: Auditoria Interna, Assessoria de Comunicação Social, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e a Pró-Reitoria de Administração.

A UFPR já se manifestou, por meio de nota, que respeita toda e qualquer manifestação pacífica e democrática, como é de sua tradição. A PRA corrobora esse posicionamento. Contudo, esclarecemos à comunidade universitária, e demais interessados, que alguns serviços desta Pró-Reitoria de Administração ficam prejudicados e, com isso, o atendimento à comunidade fica comprometido.

As unidades subordinadas à PRA, como RU, CCE, Centran, DSG/CECOM e Imprensa, estarão empenhadas em manter a normalidade das suas atividades. Porém, algumas atividades podem depender de ações que somente podem ser executadas no Gabinete da Pró-Reitoria e, essas, podem ficar comprometidas. Diante do recesso do Dia do Servidor Público, somente serão mantidas as atividades no RU Central, por exemplo. Além disso, a Central de Transportes – CENTRAN também estará com seu funcionamento pleno comprometido.

Visando assegurar tranquilidade aos servidores lotados naquele importante espaço público, a Pró-Reitoria de Administração encaminhará ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União (importantes órgãos de controle externo), a relação de todos os itens patrimoniais localizados nesse espaço. Para assegurar a efetiva não responsabilização eventual dos servidores por bens patrimoniais pelos quais não têm como garantir posse, tal medida será adotada. Além disso, os estudantes dos cursos de Filosofia e Turismo estão procedendo o registro daquilo que está sendo retirado do Edifício D. Pedro II pelos servidores, que devem identificar-se e assinar a relação elaborada pelos estudantes.


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