Almoxarifados UFPR



Menu Principal

Apresentação


Sobre as centrais de recebimento, almoxarifados e depósitos da Universidade Federal do Paraná em 2018

A  Resolução n. 035/2017 Coplad altera a organização administrativa da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Paraná e extingue o Departamento de Serviços Gerais e dá nova configuração estratégica para as suas unidades administrativas.
Essa medida é necessária para otimizar processos de contratações, dar maior fluidez ao andamento dos processos de aquisições em suas diversas etapas desde o planejamento até a fiscalização de sua execução. Também ajuda na mitigação dos riscos inerentes ao processo de compras. Também amplia o escopo de atuação da gestão de suprimentos para todas as unidades orçamentárias da UFPR.

O Departamento de Logística (Delog/PRA), desde 27/11/2017, passou a ser composto pelas seguintes unidades:
* Divisão de Suprimentos (DSUPRI), que inclui as Seções do Almoxarifado Central: Seção de Depósito e Seção de Material.
* Divisão de Patrimônio (DPA).
* Divisão Orçamentária e Controle (DOC).
* Divisão de Teleatendimento, Protocolo e Arquivo Geral (DTPAG).
* Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Serviços Terceirizados (DAAST).

As atribuições do DSUPRI estão definidas no artigo quinto:
I – planejar a abertura de processos licitatórios para aquisição de bens de consumo de uso comum para todas as unidades da UFPR (Seção de Materiais);
II – receber, armazenar e distribuir materiais de consumo de uso comum às demais unidades da universidade (Seção de Depósito);
III – controlar estoque e saldos financeiros por unidade por meio de emissão de relatórios mensais anuais (Seção de Materiais e Seção de Depósito);
IV – gerenciar as compras, estoques, recebimentos e distribuição de bens de consumo de uso comum e de expediente anuais, propondo constante otimização e redução de custos de consumo e transporte;
V – assistir o Departamento de Licitações e Contratações (DELIC) na elaboração do cronograma de compras anuais;
VI – aprimorar e padronizar as especificações técnicas dos bens de consumo de uso comum adquiridos pela UFPR;
VII – estabelecer rotinas de recebimento, distribuição, inventário e prestação de contas mensais e anuais dos materiais de consumo nas unidades da UFPR;
VIII – promover a gestão de produtos de consumo controlados pela Polícia Federal, Exército Brasileiro, Anvisa, Polícia Civil entre outros, no tocante ao cumprimento das exigências legais, delegando responsabilidades e emitindo orientações às unidades da UFPR;
IX – realizar outras atividades inerentes, determinadas por seus superiores hierárquicos.

Estão subordinados à Divisão de Suprimentos (DSUPRI): a) Seção de Materiais, b) Depósito do Almoxarifado Central Delog, c) Seção de Produtos Controlados.

Acesso à Resolução n. 035/2017 Coplad.

 


A Gestão de Suprimentos da UFPR é realizado pelo Departamento de Logística da Pró-Reitoria de Administração (Delog/PRA) desde maio de 2017. O catálogo de materiais é composto por mais de 5.000 itens (SKU) que podem ser acessados nos editais de pregão eletrônico, nas Atas de Registro de Preços ou nos Contratos.

Conforme o Ato Orçamentário anual, cada unidade orçamentária da UFPR é responsável pelo recebimento, armazenagem e distribuição de materiais de consumo de forma descentralizada. Cada almoxarifado setorial está obrigado a prestar contas mensais de sua gestão de estoques (entradas, transferências, saídas).

As compras da UFPR são realizadas por licitação com o objetivo de adquirir os insumos necessários às atividades de pesquisa, extensão, ensino e gestão administrativa. Estas aquisições são feitas, principalmente por meio do Sistema de Registro de Preços no Sistema Comprasnet, porque não se conhece, com antecedência, quando e quanto será comprado de determinado produto para algum setor da UFPR.

As entregas são descentralizadas em cada unidade, sendo o frete uma das despesas inclusas no preço dos produtos licitados. Cada uma das unidades é responsável pelo acompanhamento das entregas e pelo cumprimento das exigências dos contratos ou Atas de Registro de Preços.

Cabe aos almoxarifes setoriais o controle das entradas, transferências e saídas e a prestação de contas mensais junto ao Departamento de Contabilidade e Finanças da Proplan e ao Departamento de Logística da PRA. Cada almoxarifado possui uma vocação própria em seu catálogo de materiais: reagentes, medicamentos, material de construção, ração, etc. Muitas entregas são feitas diretamente ao setor que utiliza o produto.

Além de fazer as transferências de produtos para os almoxarifados setoriais, a função do Almoxarifado Central é gerenciar um catálogo com 500 itens de uso comum pelas diversas unidades orçamentárias da UFPR, quando houver economia de escala e economicidade na gestão de estoques. Os demais 4.500 itens são gerenciados diretamente pelos almoxarifados das demais unidades orçamentárias por menor custo de armazenagem e de transporte.

Essa rede de almoxarifados setoriais da UFPR é coordenada pelo Departamento de Logística (Delog/PRA), por meio da Gestão de Suprimentos, que recebe as informações da gestão dos estoques de todos os almoxarifados da universidade para identificar e promover melhorias contínuas. Assim, cada almoxarifado é responsável por enviar mensalmente as informações para o Departamento de Contabilidade e Finanças, em sintonia com os Relatórios de Movimentação de Almoxarifados Setoriais (RMA) enviados pelos orçamentários setoriais.

A contabilidade da Universidade Federal do Paraná, no exercício de 2017, deverá se basear na 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), em que afirma que os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo histórico ou pelo valor realizável líquido,
dos dois o menor, exceto:  a) Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição; b) Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei 4.320/1964.

Denise Regina Zanatta Costa

Diretora do Departamento de Logística (Delog/PRA)



Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Logística (DELOG)
Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208


UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Almoxarifados UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR