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Fiscalização das Aquisições


Assunto 1 – NOTIFICAÇÃO AOS FORNECEDORES COM FALHAS NA ENTREGA

Se algum fornecedor não cumprir com suas obrigações expressas em edital de licitação que dá origem a um contrato ou Ata de Registro de Preços, cada unidade orçamentária está obrigada a registrar a ocorrência, levantar os fatos e documentos para aplicação de sanções administrativas à empresa licitante.

Principais ocorrências a apurar: atraso na entrega, não entrega do pedido, entrega em desconformidade ao objeto licitado, substituição de marca e modelo de produto, não efetuar a troca durante o período de garantia, não prestar assistência técnica durante a garantia, entre outros.

Após abertura de processo SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o mesmo deverá ser instruído com documentos e encaminhado à Divisão de Notificação da UFPR para providências.

Acesse o Manual de Sanções Administrativas, os processos de penalidades em andamento e consulte as sanções aplicadas.

Manual de Sanções Administrativas
O presente manual tem por objetivo orientar os servidores que atuam na área de Gerenciamento de Contratos, de modo a subsidiar e padronizar os procedimentos quando da constatação de ocorrências ou situações que possam caracterizar infrações administrativas motivadas por descumprimento contratual ou inexecução do objeto por parte do licitante ou do contratado, e visando também à elaboração de regular processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de sanções administrativas.


Assunto 2 – FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA EXTERNA.

O dinheiro público aplicado na Universidade Federal do Paraná é fiscalizado pelos órgãos internos e externos.

Auditoria Interna da UFPR: Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)

Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União

Tribunal de Contas da União


Assunto 3 – SOBRE COMPRAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ:

Acesse as Instruções Normativas do Portal de Compras do Governo Federal


Assunto 4 – ORIENTAÇÃO E CONTROLES INTERNOS DAS AQUISIÇÕES:

Controles Internos, Gestão de Riscos e Governança: Perguntas e Respostas sobre a Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016


Assunto 5 – RELATÓRIOS GERENCIAIS DISPONÍVEIS NO SISTEMA SIE AVMB PARA UFPR

Sobre acompanhamento das baixas (consumo) e previsão de suprimentos anuais dos materiais de consumo transferidos a partir do Almoxarifado Central (Delog/PRA) para as demais 50 unidades orçamentárias, vide abaixo.

Como acessar as planilhas com os itens de uma requisição de transferência de materiais de consumo do Almoxarifado Central (Delog/PRA) para sua unidade orçamentária:
1) Acessar o SIE AVMB
2) Acessar função 06.04.99 Consultas e Relatórios
3) Acessar função 06.04.99.53 Notificação de Entrega de Material
4) Tela da função 06.04.99.53 Notificação de Entrega de Material contém: tipo de documento, número de documento, imprimir endereço.
5) É necessário digitar no formato com seis dígitos, barra, ano. Por exemplo: Requisição 1/2017 deve ser buscada assim: 000001/2017.
6) Clicar em Tabela para baixar o arquivo eletrônico Excel. (Obs. O formato PDF não contém valores unitários, apenas a planilha eletrônica).
7) É preciso acompanhar a baixa (consumo) destes itens até o último dia útil do mês para fins de controles internos e contabilização de saldos e estoques.
8) Se preferir, pode acessar as planilhas de requisições das unidades orçamentárias da UFPR em 2017. (Favor conferir com as informações do sistema SIE AVMB).


Assunto 6 – SOBRE LOCAIS DE ENTREGA DE MATERIAL DE CONSUMO EFETUADA PELO ALMOXARIFADO CENTRAL (UGR 153661)

Acesso aos locais de entregas cadastrados para entregas de material de consumo a partir do Almoxarifado Central. No ato do recebimento também é preciso conferir o quantitativo e os produtos entregues em conformidade às requisições e pedidos da unidade orçamentária ao Almoxarifado Central.

Almoxarifado Central (Delog/PRA) – Rua Coração de Maria, 92, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, CEP 80215 370.

Telefone (41) 3360 4335 (Seção de Compras e Materiais)

Telefone (41) 3360 4337 (Seção de Depósito)

E-mail: almcentral@ufpr.br


Assunto 7 – SOBRE OUTRAS UNIDADES DO DELOG

Conheça as outras unidades do Departamento de Logística (Delog/PRA).


Assunto 8 – APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL:

1) GESTÃO DE MATERIAL DE CONSUMO NAS IFES. Almoxarifados de universidades públicas: uma discussão sobre a avaliação de suas atividades. Disponível em: http://bit.ly/2iJQHEG. Avaliação das atividades dos almoxarifados de universidades federais, por meio da análise dos relatórios de manuais de auditoria do controle interno, comparando-os com a classificação das atividades dos almoxarifados segundo Renato Ribeiro Fenili (2015).

2) FENILI, Renato Ribeiro. Enap: Gestão de Materiais. Disponível em: http://bit.ly/2hO80n8. Manual de Gestão de Materiais: a) Conceitos Iniciais; b) Classificação de Materiais; c) A Gestão de Estoques; d) Compras; e) Gestão de Almoxarifados; f) Gestão Patrimonial.


Assunto 9 – MELHORIA CONTÍNUA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS UFPR

Audin – Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna na UFPR – Políticas de Governança nas aquisições de bens de consumo.

Acórdão n. 2345/2016 TCU Plenário, que dispõe sobre o Planejamento Anual das Aquisições da Universidade Federal do Paraná.

CGU Transparência. Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal – 5a Versão – Lei n. 12.527, de 18/11/2011.


Assunto 10 – RELAÇÃO DE PROCESSOS SEI SOBRE GESTÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO NA UFPR

Acesso aos Processos SEI UFPR sobre Gestão de Estoques e Almoxarifados. Acompanhamento da Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos.


Assunto 11 – CONTATO

Gestão de Suprimentos (Delog/PRA/UFPR) Responsável: Adm. Ricardo Belinski

* Ramal 4208 * E-mail: suprimentos@ufpr.br
Tel.: (41) 3360 4208 * Skype: belinski@ufpr.br
Responsável: Adm. Ricardo Belinski
https://www.facebook.com/almoxarifadosUFPR/

http://www.pra.ufpr.br/portal/almoxarifado/


Assunto 12 – Auditoria de Gestão de Materiais

Auditoria de Material de Consumo (CGU) Processo SEI 23075.187657/2017-51

Acesso aos Relatórios de Auditoria da CGU: https://auditoria.cgu.gov.br/


Assunto 12 – Controles de Contas Correntes junto ao 153661 Almoxarifado Central

Acesso às planilhas de controles mensais de repasse de recursos financeiros ao 153661 Almoxarifado Central em http://bit.ly/2xTHSPf


Pastas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI):

UFPR/R/PRA/DELOG/DSUPRI Divisão de Suprimentos – Diretoria
UFPR/R/PRA/DELOG/DSUPRI/SAL Seção Almoxarifado e Depósito
UFPR/R/PRA/DELOG/DSUPRI/SM Seção de Materiais
UFPR/R/PRA/DELOG/DSUPRI/SPC Seção de Produtos Controlados


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Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208


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