Logística Sustentável

A Logística Sustentável é o processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

Para avaliação do impacto ambiental, social e econômico podem ser utilizados critérios de sustentabilidade, parâmetros que avaliam e comparam bens, materiais ou serviços, com o objetivo de estimular as práticas de sustentabilidade e construir um novo modelo de cultura institucional .

A adoção de práticas sustentáveis demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, seguindo essas diretrizes a UFPR protege a natureza e consegue reduzir seus gastos.

A Divisão de Suprimentos está trabalhando na implantação de Critérios de Sustentabilidade em suas aquisições, com o objetivo de fomentar o mercado, permitindo o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e economicamente viáveis.

Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) – dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Decreto 5.940/2006 – Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Decreto 7.746/2012 – regulamenta o art. 3° da Lei n° 8.666/1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública…

Decreto 9.373/2018 – dispõe sobre a alienação, a cessão, a transferência, a destinação e a disposição final ambientalmente adequadas de bens móveis.

Instrução Normativa nº 01/2010 – dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Plano de Desenvolvimento InstitucionalPDI/UFPR – referente ao quinquênio 2017–2021.

Plano Diretor de Logística da UFPR – ferramenta de planejamento que contém objetivos, responsabilidades e indicadores, bem como ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação que permitem à gestão universitária da UFPR estabelecer boas práticas de
compras públicas, além de aprimorar as ações de controle voltadas à melhoria do desempenho da Administração.

Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS/UFPR – visa promover soluções para diferentes demandas nas áreas socioeconômico e ambiental no âmbito da Instituição, de forma a minimizar os impactos oriundos das atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando fomentar a cultura socioambiental para toda a comunidade acadêmica.

Termo de Convênio entre UFPR e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana – CATAMARE.

Ordem de Serviço 001/2009-PRA – regulariza o desfazimento de materiais no âmbito da UFPR.

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Departamento de Logística (DELOG)
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná