Almoxarifados UFPR



Menu Principal

Logística Sustentável


A Logística Sustentável é o processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

Para avaliação do impacto ambiental, social e econômico podem ser utilizados critérios de sustentabilidade, parâmetros que avaliam e comparam bens, materiais ou serviços, com o objetivo de estimular as práticas de sustentabilidade e construir um novo modelo de cultura institucional .

A adoção de práticas sustentáveis demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, seguindo essas diretrizes a UFPR protege a natureza e consegue reduzir seus gastos.

A Divisão de Suprimentos está trabalhando na implantação de Critérios de Sustentabilidade em suas aquisições, com o objetivo de fomentar o mercado, permitindo o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e economicamente viáveis.


Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) – dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Decreto 5.940/2006 – Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Decreto 7.746/2012 – regulamenta o art. 3° da Lei n° 8.666/1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública…

Decreto 9.373/2018 – dispõe sobre a alienação, a cessão, a transferência, a destinação e a disposição final ambientalmente adequadas de bens móveis.

Instrução Normativa nº 01/2010 – dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.


Plano de Desenvolvimento InstitucionalPDI/UFPR – referente ao quinquênio 2017–2021.

Plano Diretor de Logística da UFPR – ferramenta de planejamento que contém objetivos, responsabilidades e indicadores, bem como ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação que permitem à gestão universitária da UFPR estabelecer boas práticas de
compras públicas, além de aprimorar as ações de controle voltadas à melhoria do desempenho da Administração.

Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS/UFPR – visa promover soluções para diferentes demandas nas áreas socioeconômico e ambiental no âmbito da Instituição, de forma a minimizar os impactos oriundos das atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando fomentar a cultura socioambiental para toda a comunidade acadêmica.

Termo de Convênio entre UFPR e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana – CATAMARE.

Ordem de Serviço 001/2009-PRA – regulariza o desfazimento de materiais no âmbito da UFPR.


Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Logística (DELOG)
Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208


UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Almoxarifados UFPR
Rua Coração de Maria, 92
CEP 80210-132 - Jardim Botânico - Curitiba, Paraná

Divisão de Almoxarifado Central / Seção de Material - Telefone: (41) 3360-4335
Seção de Depósito - Telefone: (41) 3360-4337
PRA Gestão de Suprimentos - Telefone: (41) 3360-4208

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Almoxarifados UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR