Menu

Esplanada Sustentável

Nesta seção apresentamos algumas orientações para que se busque obter eficiência energética e, ao mesmo tempo, realização de economia dos recursos públicos. Assim, aqui você encontrará:
– o Manual para Etiquetagem de Edificações Públicas – Gestor Público , elaborado pelo subgrupo de Edificações Públicas Sustentáveis do Grupo Técnico Operacional – EPS/GTO, coordenado pela Eletrobras, visando a operacionalização e suporte técnico à implantação da Instrução Normativa SLTI n.º 2/2014. Esse Manual tem por finalidade orientar o gestor no processo de obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edificações públicas, sejam novas ou reformadas, em observância ao disposto na IN.O Manual apresenta ao gestor público os principais conceitos concernentes à temática de eficiência energética em edificações, bem como os principais programas governamentais que atuam nesta área. Inclui as vantagens de se adquirir uma etiqueta e como funciona o processo para sua obtenção, tanto na etapa de projeto quanto na etapa de edificação construída, detalhando a documentação necessária para que seja realizada a avaliação da eficiência energética da edificação. Casos de licitação de projetos e obras, que incluam a etiquetagem da edificação, também estão descritos no Manual, bem como os cuidados necessários na elaboração dos termos de referência e dos cronogramas de execução dos editais de licitação e na fiscalização da obra. Ao final do Manual são apresentados checklists, relacionando a documentação a ser providenciada para realizar o processo de etiquetagem, as considerações que devem ser feitas nas diferentes etapas do processo licitatório em suas diversas modalidades, além dos itens que devem ser verificados durante a fiscalização da obra para garantir a eficiência energética da edificação.
– Informativo sobre contratações de projetos e construções com eficiência energética – em uma única página um conjunto rico de informações exemplificativas.
– Outras informações e dicas para redução de gastos no setor público.
Através desta seção, procuramos oferecer um apoio técnico operacional aos servidores da UFPR, das áreas técnicas e administrativas, disponibilizando ferramentas efetivas para a implementação da Instrução Normativa SLTI n.º 2/2014. Sabemos que cada processo licitatório, de projeto e de construção, é particular e, portanto, caberá ao responsável adaptar as informações aqui contidas para o caso de sua unidade ou demanda específica.
Boa leitura e bom trabalho!

Boas Praticas e Iniciativas para uso Racional da Energia Elétrica

Etiquetagem e Edificações Públicas

Manual de etiquetagem e edificações públicas

Relatório de especificação técnica e condicionadores de ar

Economize! Também é da sua conta. (Clique aqui)

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Administração
Rua Dr. Faivre 405, 2º andar | Fone: (41) 3360-5292
CEP 80.060-140 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR