INFORMAÇÃO ÚTIL À COMUNIDADE ACADÊMICA

Diante dos diversos incidentes relacionados com questões de segurança, a Pró-Reitoria de Administração – PRA tem recomendado às Direções Setoriais que orientem suas respectivas comunidades quanto a procedimentos como: (1) Registro de Boletins de Ocorrência; e, (2) comunicação ao serviço de vigilância patrimonial para que façam o registro no Relatório de Ocorrência Operacional – RO, que é encaminhado à PRA (e a PRA encaminha à Polícia Militar do Paraná, órgão responsável pela Segurança Pública).

Além disso, sempre que se detectar a presença de pessoas estranhas no interior dos espaços da Universidade, dirija-se a algum funcionário e denuncie o fato, solicitando providências (como chamar a Polícia, por exemplo).

Lembre sempre que segurança pessoal são ações preventivas, que tem como objetivo proteger o indivíduo no seu dia a dia. Na universidade, no trabalho, em casa, ou qualquer outro lugar.

Devemos considerar que o Estado sozinho não é capaz de garantir a segurança de todos, por isso a segurança pessoal é uma alternativa muito importante. Vale ressaltar que qualquer medida adotada pelos órgãos de Segurança só terá pleno êxito se todas as pessoas colaborarem. Ou seja, é imprescindível você ter consciência da importância do seu comportamento para evitar delitos e, efetivamente, mudar atitudes.

Nada é 100% garantido quando o assunto é Segurança. 90% dela está na prevenção, por isso muitas das ações estão concentradas nesse ponto. Os outros 10% estão distribuídos entre a reação e a sorte.

Nos links abaixo você encontra:

– Relação dos Conselhos de Segurança – CONSEG, mais próximos dos campi da UFPR;

– Seis Dicas de Segurança Pessoal para o dia a dia; e,

Dicas Úteis de Segurança.