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Orientação para Celin, Cursos Pós Graduação e Departamentos – Recebimento de Recurso do Exterior


Se o seu departamento ou setor irá receber pagamentos referentes à mensalidades em cursos oferecidos pela UFPR, CELIN,  pós graduação, cursos de extensão – de alunos residentes no exterior  você deverá seguir o nosso passo a passo.  A remessa de recurso deve necessariamente ser efetuada em moeda estrangeira.

Sigas as instruções e abra o processo no SEI com a máxima agilidade pois, se em 90 dias o câmbio não for contratado, o recurso é devolvido à origem.

 

 


Passo 1 – Dados bancários da UFPR

O envio do recurso deve ser feito em nome da UFPR. Informe ao remetente os dados bancários abaixo.

ATENÇÃO: as informações são diferentes para recebimento em Dólar e Euro. Solicite que após a realização da transferência ele envie o swift bancário para que o recurso seja localizado. O swift bancário é documento internacional que comprova o envio do recurso para o Brasil e localiza a remessa junto ao Banco do Brasil.

DÓLAR:

Para Crédito de BANCO DO BRASIL S.A. – Curitiba – PR
Brazil – Bic/Swift Code BRASBRRJCTA,
Through BANCO DO BRASIL S.A. – NEW YORK – USA –
BIC/SWIFT CODE BRASUS33 (U.S)
CORRESPONDENT BANK – only for payments in USD
Fed wire ABA NUMBER: FW026003557
ACCOUNT NUMBER: 81050011-5
WITH ADVICE TO CURITIBA BRANCH
Beneficiary Customer swift field:
IBAN CODE: BR0200000000037930003330109C1

 

EURO:
Para Crédito de BANCO DO BRASIL S.A. – Curitiba – PR
Brazil – Bic/Swift Code BRASBRRJCTA.
Through BANCO DO BRASIL S.A. – FRANKFURT – GER
BIC/SWIFT CODE: BRASDEFF
EUROPEAN CORRESPONDENT BANK- only for payments in EURO
WITH ADVICE TO CURITIBA BRANCH
Beneficiary Customer swift field:
IBAN CODE: BR0200000000037930003330109C1

 

Para download dos Dados bancários UFPR– clique aqui para visualizar


 

Passo 2 –  Solicitação de abertura de conta para recebimento de recurso 

Se você já está com o swift bancário, providencie abertura de conta contábil junto ao DCF para depósito do recurso. Se já dispõe de conta basta informar no processo.

 

Como solicitar conta contábil no DCF?

  • Preencher e assinar o “Formulário de abertura de Planilha Financeira” clique aqui para download do formulário
  • Encaminhá-lo por e-mail para a Sessão de Arrecadação do DCF – arrecadacao@ufpr.br
  • Informar os dados da conta no processo – o setor de arrecadação do DCF enviará email com os dados da conta  (número de referência e código de recolhimento)

Obs: A cada novo recebimento do exterior deverá ser solicitada a abertura de nova conta para depósito do recurso.

 


 

 Passo 3 – Invoice e Ofício de Contratação de Câmbio

Preencher o modelo de invoice  e o ofício para contratação de câmbio (alterando as informações que estão destacadas em vermelho).

Modelo Ofício de Contratação de Câmbio – clique aqui para download

Modelo Invoice – clique aqui para download

 


Passo 4 – Lista de Verificação (check List)

Se todos os passos anteriores forem seguidos corretamente você cumpriu o check list. Sendo assim, basta preenchê-lo, assinar e anexá-lo ao processo. Caso tenha se esquecido de algum item, este será momento de revisar todos os pontos e corrigi-lo em tempo hábil antes de encaminhar o processo ao setor responsável.

Download do Lista de Verificação – clique aqui

 


Passo 5 – Abertura de processo e documentos

Se você chegou até aqui provavelmente tem em mãos toda a documentação necessária.  

Abrir o processo no SEI – procure pela opção – IMPORTAÇÃO > RECEBIMENTO DO EXTERIOR. Lembrando que os modelos aqui disponibilizados podem ser criados diretamente no SEI.

Anexar a seguinte documentação:

  • Swift bancário
  • Documentos que comprovem a finalidade da remessa: contrato de prestação de serviços,  termo de cooperação ou outro documento que justifique o recebimento desta remessa. Caso seja muito extenso lembre-se de enviar um resumo, em papel timbrado, com as devidas assinaturas.
  • Ofício de solicitação de contratação de câmbio
  • Dados da conta para depósito do recurso
  • Invoice
  • Lista de Verificação (check list)
  • Informações sobre o tipo de serviço prestado e as datas de início e fim dos serviços (formato dd/mm/aa).

 


 

IMPORTANTE: 

A informação de data e tipo de serviço é fundamental para que seja efetuado o lançamento do serviço no Siscoserv. Este é um sistema do governo federal que mensura as importações/exportações de serviços. Com isso omissões e informações incorretas estão passíveis de multa.

Não deixe de prestar as informações corretamente e no tempo hábil para que a Gerência de Importação realize os lançamentos. 

Dúvidas poderão ser respondidas no 3360-5189.

 


 


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