Breve histórico


O Restaurante Universitário (RU) da UFPR é uma unidade da Pró Reitoria de Administração (PRA), que atende toda a comunidade universitária, oferecendo diariamente, 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar), nutricionalmente adequadas e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, a baixo custo.

Criado na década de 60, inicialmente o restaurante tinha como objetivo atender aos estudantes que vinham estudar na capital, e era administrado por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A partir de 05 de agosto de 1980, o Restaurante passou a ter administração da UFPR, quando recebeu, a denominação de “Restaurante Universitário”.

O RU se apresenta como uma das principais políticas de permanência na Universidade, possibilitando  a formação superior a muitos alunos, uma vez que oferece refeições de qualidade e com valor acessível, que contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico, e redução da evasão decorrente da insuficiência de condições financeiras. Através do PROGRAMA DE BENEFÍCIOS ECONÔMICOS PARA A MANUTENÇÃO DO/A ESTUDANTE – PROBEM, administrado pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), os estudantes que apresentam fragilidade socioeconômica recebem como um dos benefícios, o Auxílio Refeição, que fornece isenção da taxa das refeições nos restaurantes da universidade.

Além disso, através de atividades de educação nutricional, o RU busca disseminar bons hábitos alimentares, de forma a contribuir com a tarefa básica da Instituição, que é a formação de pessoas. São espaços interdisciplinares e de formação acadêmica, sendo campo de estágios curriculares e voluntários para estudantes do curso de Nutrição e áreas afins, tanto da UFPR, como de outras instituições.

UNIDADES

Atualmente, o RU possui quatro unidades localizadas nos Campi da UFPR em Curitiba (Central, Agrárias e Centro Politécnico – que passaram a ser administradas pela UFPR no ano de 1980; e Jardim Botânico – inaugurado em 2012).

No interior são seis unidades – Matinhos (2007), Pontal do Sul (2007), Palotina (2008), Jandaia do Sul (2014), Mirassol (2016), e Toledo (2019). Destes, o RU Palotina e o RU Toledo estão instalados nos Campi da UFPR, os demais funcionam em instalações externas.

No segundo semestre de 2018, tiveram início as atividades no Campus Teixeira Soares, entretanto, com a estrutura ainda incompleta, não foi possível instalar um RU no local. Assim, pactuou-se junto à UTFPR, através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), o atendimento aos usuários vinculados a este Campus no RU da Sede Centro da UTFPR.

Atualmente todas as unidades são administradas por empresas terceirizadas fiscalizadas pela UFPR. A fiscalização da equipe de Nutrição vai desde a avaliação e aprovação do cardápio elaborado pelas empresas terceirizadas, considerando aspectos de adequação nutricional, até o acompanhamento do cumprimento das boas práticas no recebimento e armazenamento de gêneros, e na produção e distribuição de refeições.

As empresas que atendem aos Restaurantes Universitários da UFPR são:

  • RUs Curitiba: Blumenauense Refeições Coletivas LTDA (Contrato 07/2018).
  • RU Palotina: Caleche Comércio e Serviços LTDA (Contrato 117/2019).
  • RU Matinhos: IRS Restaurante e Bufê EIRELI – ME (Contrato 03/2018).
  • RU CEM (Pontal do Sul): Onecel Serviços de Alimentação EIRELI – ME (Contrato 40/2020).
  • RU Jandaia do Sul: Lanchonete e Restaurante Juscelindos LTDA – ME (Contrato 015/2019).
  • RU Mirassol: Adriana Minaif Xavier – EIRELI (Contrato 091/2017).
  • RU Toledo: IRS Restaurante e Bufê EIRELI – ME (Contrato 137/2018).

 

SERVIÇOS

Após longo período utilizando sistema de distribuição de refeições totalmente “porcionado” – onde os usuários são servidos de porções pré-estabelecidas, em 1995, o RU adotou o sistema “self-service”, mantendo o porcionamento apenas do prato protéico e da sobremesa.

Em novembro de 2011, após solicitação dos estudantes, foi iniciado o atendimento do café da manhã, e atendimento aos finais de semana e feriados nos RUs Central, do interior e do litoral. Em 2013, foi implantada a “opção vegana”, como forma de atender às necessidades de uma parcela correspondente a aproximadamente 10% dos usuários, que não consomem produtos de origem animal.

No ano de 2019 os Restaurantes Universitários da UFPR serviram 2.960.246 refeições, sendo aproximadamente 14 mil refeições ao dia.

RUs

Em sentido horário: RUs Central, Politécnico, Palotina e Botânico