Breve histórico


O Restaurante Universitário (RU) da UFPR é uma unidade da Pró Reitoria de Administração (PRA), que atende a comunidade universitária (discentes, docentes, técnicos administrativos), servindo todos os dias da semana, refeições nutricionalmente adequadas e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário.

Atualmente, o RU possui quatro unidades em Curitiba (Central, Agrárias, Centro Politécnico – que passaram a ser administradas pela UFPR no ano de 1980; e Jardim Botânico – inaugurado em 2012), e que estão instaladas em prédios da UFPR localizados nos Campi. No interior são seis unidades – Palotina (2008), Matinhos (2007), Pontal do Sul (2007), Jandaia do Sul (2014), Mirassol (2016), e Toledo (2019), destas, apenas o RU Palotina e o RU Toledo estão instalados em prédios da UFPR, os demais funcionam em instalações dos fornecedores.

A UFPR iniciou, no segundo semestre de 2018, as atividades no Campus Rebouças, porém como a estrutura do campus ainda não está completa, dada a proximidade entre os campi de ambas as instituições, pactuou-se junto à UTFPR o atendimento aos usuários vinculados ao Campus, incluindo alunos, técnicos administrativos e docentes.

No ano de 2018 os Restaurantes Universitários da UFPR serviram 2 milhões e 800 mil refeições, sendo aproximadamente 14 mil refeições ao dia, e a expectativa de crescimento para o ano de 2019 é de 5%.

RUs

Em sentido horário: RUs Politécnico, Palotina, Botânico e Central

O Restaurante Universitário (RU) teve sua origem em 05/08/1966, administrado por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A partir de 1980 o Restaurante passou a ter administração da UFPR, quando recebeu, então, a denominação “Restaurante Universitário”.

O RU é fundamental como parte da política de assistência estudantil da UFPR, que torna possível a muitos alunos a formação superior, e se apresenta como uma das principais políticas de permanência na Universidade, oferecendo refeições de qualidade e com valor acessível, que contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico, e redução da evasão decorrente da insuficiência de condições financeiras. Através dos programas PROGRAMA DE BENEFÍCIOS ECONÔMICOS PARA A MANUTENÇÃO DO/A ESTUDANTE – PROBEM, administrado pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso recebem como um dos benefícios, o Auxílio Refeição, que fornece isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários da universidade, 3 refeições por dia, 7 dias por semana.

Além disso, através de atividades de educação nutricional, busca disseminar bons hábitos alimentares, de forma a contribuir com a tarefa básica da Instituição, que é a formação de pessoas. São espaços interdisciplinares e de formação acadêmica, como campo de estágios curriculares e voluntários para estudantes do curso de Nutrição e áreas afins, tanto da UFPR, como de outras instituições.

Após longo período utilizando sistema convencional de distribuição totalmente “porcionado” – onde os usuários são servidos de porções pré-estabelecidas de alimentos, em 1995, o RU Central adotou o sistema “self-service”, mantendo o porcionamento apenas do prato protéico (carnes) e a sobremesa.

Em novembro de 2011 foi iniciado o atendimento do café da manhã no RU Central e, a partir do início de 2012 inciou-se o atendimento de café da manhã nas demais unidades, e atendimento aos finais de semana e feriados no RU Central e Restaurantes do interior e litoral. Em 2013, por demanda de estudantes, foi implantada nos RUs a “opção vegana”, como forma de atender às necessidades de uma parcela correspondente a aproximadamente 10% dos usuários, que não consomem produtos de origem animal.

Atualmente todas as unidades são administradas por empresas terceirizadas que são fiscalizadas pela UFPR. A fiscalização da equipe de Nutrição vai desde a avaliação e aprovação do cardápio elaborado pelas empresas terceirizadas, considerando aspectos de adequação nutricional, passando pelo acompanhamento do cumprimento das boas práticas de produção, até a aprovação dos pratos servidos. Já a fiscalização administrativa leva em conta o controle de refeições servidas e os pagamentos aos fornecedores.

As empresas que atendem aos Restaurantes Universitários da UFPR são:

  • RUs Curitiba: Blumenauense Refeições Coletivas LTDA.
  • RU Palotina: Adriana Minaif Xavier – EIRELI.
  • RU Matinhos: IRS Restaurante e Bufê EIRELI – ME.
  • RU CEM (Pontal do Sul): Onecel Serviços de Alimentação EIRELI – ME.
  • RU Jandaia do Sul: Lanchonete e Restaurante Juscelindos LTDA – ME.
  • RU Mirassol: Adriana Minaif Xavier – EIRELI.
  • RU Toledo: IRS Restaurante e Bufê EIRELI – ME.