Breve histórico

O Restaurante Universitário da UFPR atende a comunidade universitária, ou seja, discentes, docentes e funcionários (servidores) no que tange ao servimento de refeições, com registros datados desde 1961.

Atualmente a UFPR conta com três unidades em Curitiba, quais sejam:

  • · RU Central, junto à Reitoria; servindo em média 1.300 ref./dia (almoço) e 550 ref./noite Jantar); com nutricionistas no local;
  • · RU Centro Politécnico, localizado no campus do Politécnico; servindo em média 3.000 ref./dia (almoço) e 650 ref./noite Jantar); com nutricionista no local;
  • · RU Agrárias, localizado no campus do Setor de Ciências Agrárias; servindo em média 450 ref./dia; com supervisão de nutricionista do RUC.

O que foi inicialmente uma iniciativa de diretórios acadêmicos é hoje um órgão suplementar da Universidade, subordinada hierarquicamente à Pró Reitoria de Administração (PRA), com diretoria própria.

O Restaurante Universitário (RU) teve sua origem em 1961, administrado por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A partir de 1980 o Restaurante passou a ter administração da UFPR, quando recebeu, então, a denominação “Restaurante Universitário”.

Tem por finalidades atender com qualidade, servindo refeições nutricionalmente balanceadas e higienicamente seguras para o almoço e jantar no RU Central e RU Politécnico e almoço no Setor de Ciências Agrárias, com custo acessível, promovendo assim, condições básicas necessárias para o bom desempenho das atividades de ensino-aprendizagem e laborais (servidores); disseminar bons hábitos alimentares por meio de alimentação variada e balanceada, procurando corrigir prováveis distúrbios alimentares e de forma a contribuir com a tarefa básica da Instituição que é a formação de recursos humanos.

O Restaurante, em suas três unidades, fornece refeições adequadas à clientela, com atividades de assistência a educação alimentar, sendo espaço interdisciplinar, saindo, desta forma, da concepção de mero espaço de fornecimento de refeições, para espaço de formação acadêmica. É campo de estágios curriculares e voluntários para estudantes do curso de Nutrição da UFPR, bem como para estudantes de outras Faculdades e ainda aberto para estágio de cursos de áreas afins.

- Local onde estudantes de todos os cursos ofertados pela UFPR podem se encontrar, diariamente, o RU já faz parte da Cultura da Universidade como ambiente de confraternização e troca interdisciplinar.

Conta com uma equipe formada por: Direção/Administração, Serviço de Nutrição, Setor de Compras, Setor Operacional, Almoxarifado e Manutenção. A equipe é composta de 56 servidores no total, abrangendo as três unidades, entre servidores técnicos e técnico-administrativos e operacional, e, também, conta com 105 funcionários terceirizados.

A Administração está localizada no RU Central (RUC), onde são feitas as compras, licitações, controle geral de estoque, cálculo de custo e transporte de gêneros alimentícios e refeições preparadas.

Neste local chegam os gêneros semiperecíveis e, diariamente, os chamados perecíveis (carnes e hortifrutigranjeiros) – sendo todos averiguados no que diz respeito à quantidade e qualidade solicitadas. A partir deste procedimento há a distribuição por setor, sendo transportados para o Restaurante do Centro Politécnico gêneros semiperecíveis (quinzenalmente) e perecíveis in natura, bem como carnes pré-preparadas (diariamente). Ao Restaurante Setorial Agrárias ocorre o transporte de alimentos prontos, ou seja, o preparo das refeições é centralizado no RUC, adequadamente transportadas até o RU Agrárias – onde ocorre o servimento.

Após longo período utilizando sistema convencional de distribuição/servimento “porcionado” – onde os usuários são servidos de porções pré-estabelecidas de alimentos – em 1995, o RU Central adotou o sistema “self-service”, sendo porcionadas apenas o prato protéico (carnes) e a sobremesa, o que proporcionou maior conforto ao usuário em determinar as quantidades desejadas.

Em 1999 foi desativada a cozinha do RU Agrárias, adotando-se o prepara das refeições centralizadas no RUC sendo o sistema de servimento naquela unidade também do tipo “self-sevice”, exceto para prato protéico (carne) e sobremesa.

O Serviço de Nutrição do RU presta orientação nutricional nas três unidades por meio de murais instrutivos, folders, campanhas contra o desperdício, entendendo ser de suma importância não apenas disponibilizar refeições balanceadas nutricionalmente, mas também orientar o usuário no porcionamento recomendado e estimular o consumo variado de alimentos.

Os cardápios são elaborados pelo Serviço de Nutrição, bem como previsão de consumo dos gêneros e a compra é planejada em conjunto pelo Setor de Compras e Serviço de Nutrição.

Há, também, 03 restaurantes terceirizados que atendem a comunidade universitária do Litoral/Matinhos, Centro de estudos do Mar e Palotina. Esses restaurantes participaram de Licitação e preencheram todos os requisitos para funcionamento como restaurante universitário nas regiões onde a UFPR atua.

O restaurante de Matinhos atende em média 450 refeições diárias entre almoço e jantar. O restaurante do CEM atende em média 250 refeições entre almoço e jantar. Já o restaurante de Palotina atende em média 300 refeições entre almoço e jantar.

O Restaurante Universitário possui caráter assistencial, considerando que parte dos estudantes da UFPR situa-se em condição sócio-econômica dita carente, na acepção jurídica do termo, ou seja, o serviço prestado através do Programa Bolsa Permanência, sendo este administrado pela PRAE (Pró Reitoria de Assuntos Estudantis) e RU, bem como a AUGM e FUNAI, visto que a estes estudantes garante, em parte, sua permanência na Universidade.