Orientações para utilização do RU


Conheça o Restaurante Universitário

 – Quem tem direito a utilizar o RU?

Os restaurantes universitários da UFPR foram criados para atender prioritariamente os alunos regularmente matriculados em seus cursos, mas a comunidade universitária como um todo pode ser beneficiada com seus serviços, ou seja, servidores técnico administrativos, docentes e terceirizados com vínculo na UFPR também estão autorizados a utilizar o RU.

– Em quais horários posso fazer minhas refeições e qual o custo?

Os RUs dos campi de Curitiba (Politécnico, Botânico e Agrárias) e de Toledo fornecem refeições de segunda a sexta-feira. O RU Central de Curitiba, assim como os do litoral (CEM, Mirassol e Matinhos), Palotina e Jandaia fornecem também refeições aos sábados, domingos e feriados. Os preços e horários das refeições estão disponíveis no site da UFPR (http://www.pra.ufpr.br/portal/ru/)

– Existe uma carteirinha para acessar o RU?

A identificação para acesso aos RUs é feita via CPF tanto para os alunos regularmente matriculados como para servidores ou terceirizados ativos, e seus acessos ficam registrados no sistema de identificação utilizado pela portaria.

Ao chegar à portaria do RU você deve digitar seu CPF no sistema e seu vínculo automaticamente será identificado. Desta forma, o caixa da empresa irá cobrar o valor devido.

Caso você não tenha foto no sistema deverá apresentar sempre um documento com foto para que seja liberado.

– Estou matriculado, mas meu nome não aparece no sistema do RU. O que fazer?

Até ter certeza de que seu nome já consta do sistema, você deverá se identificar na portaria do RU com seu CPF e a carteirinha do curso, ou o comprovante de matrícula, dentro da validade, e apresentar um documento com foto.

– Posso comer o quanto quiser por refeição ou existe algum limite?

Sim, porém os pratos proteicos (tanto carnes quanto os veganos) e as sobremesas são porcionados, ou seja: um funcionário serve ao usuário uma quantidade pré-determinada dessas preparações. No entanto, os demais pratos do cardápio do dia são liberados e o usuário poderá servir-se a vontade, sempre evitando o desperdício.

– Gostei muito da carne e da sobremesa do dia e gostaria de repeti-los, é possível?

As refeições servidas no RU são subsidiadas pela UFPR e, por esse motivo, cada pessoa pode fazer apenas uma refeição por serviço (café da manhã, almoço e jantar). Por exemplo: uma segunda solicitação de almoço no mesmo dia será negada pelo sistema. Nesse caso, o usuário que fizer questão de servir-se de mais uma porção de carne ou de sobremesa, poderá fazê-lo desde que pague como visitante, pois o preço da refeição já não é subsidiado novamente.

– Gostei tanto da carne do dia quanto da opção proteica vegana, posso solicitar ambas?

Assim como a carne, a opção proteica vegana é porcionada e foi criada para atender a este público específico, não sendo uma opção à carne do dia. A fim de evitar a falta da preparação vegana para os usuários, pedimos que evite solicitar o prato vegano se não é essa sua opção do dia a dia.

– Não consegui comer tudo o que coloquei na bandeja; posso levar essa sobra para consumir mais tarde?

As refeições servidas no RU têm objetivo de atender à comunidade acadêmica durante sua permanência no Campus. Retiradas de alimentos sob qualquer pretexto estão expressamente proibidas a fim de evitar os riscos à saúde que o alimento mal acondicionado possa causar ao usuário (além de permitir à empresa fornecedora de refeições analisar as quantidades a serem produzidas e a aceitação dos pratos servidos).

– Não gostei de um dos pratos oferecidos no dia e decidi fazer a refeição fora do RU, posso ter o dinheiro pago de volta?

Infelizmente não. Uma vez registrado no sistema da portaria, sua refeição já foi computada. A fim de evitar surpresas, sugerimos que crie o hábito de consultar o cardápio do dia que fica disponível tanto no site da UFPR (http://www.pra.ufpr.br/portal/ru/cardapio-2) quanto na entrada dos RUs, até mesmo para conferir eventuais mudanças de última hora.

– Posso levar um amigo de fora da UFPR para fazer refeições no RU? E um grupo de pessoas?

Sim, desde que haja alguma motivação acadêmica, e/ou esteja acompanhado de usuário devidamente registrado no sistema de acesso, ou seja, que tenha vínculo com a UFPR. Usuários externos pagam o valor de visitante.

Para o acesso de grupos de pessoas à UFPR que estejam no Campus por força de um evento como um Congresso ou Jornada devem ser tomadas as seguintes providências:

– a coordenação do curso ou um responsável pela realização do evento deve encaminhar solicitação das refeições à direção dos RUs através do e-mail: restaurante@ufpr.br. Esta solicitação deve ser realizada com, no mínimo, 15 dias de antecedência para grupos de até 100 pessoas e 30 dias de antecedência para grupos acima de 100 pessoas. Deve ainda indicar: o RU de interesse, o período de utilização, a quantidade de pessoas, e as refeições que irá demandar, além de informações gerais sobre o evento, bem como da pessoa para contato (nome, telefone e email).

– Acho o salão de refeições do RU muito agradável, posso utilizá-lo para concluir meus estudos extraclasse ou mesmo para conversar?

Recomenda-se que cada usuário permaneça o tempo estritamente necessário para realizar sua refeição, uma vez que muitos outros alunos e servidores estão aguardando para fazer suas refeições.

Após o fechamento do restaurante ao final de cada turno, os usuários têm o período de 20 minutos para permanecer no restaurante, pois fora dos horários de distribuição das refeições o RU fica fechado para que a limpeza geral seja realizada, o que impede sua utilização para outras atividades. Sugerimos o uso da biblioteca ou do laboratório de informática para a realização de estudos complementares.

– Acabei de passar pelo “trote” promovido pelos veteranos do meu curso, mas mesmo com a roupa muito suja, gostaria de fazer minha refeição no RU. É possível?

Pedimos que em respeito aos demais colegas, evite frequentar o RU com roupa e até mesmo com mãos e cabelos sujos, pois isso pode levar sujeira para mesas e cadeiras que outros alunos precisarão utilizar logo após você. Além disso, pode até haver eventual comprometimento do alimento servido nos balcões de distribuição, pois a sujeira pode se desprender de você e cair sobre o alimento.

Aproveitando a deixa: lembre-se de lavar as mãos ao entrar nos RU. Oferecemos também álcool em gel para complementar a higiene.

Estudo no CEM e tenho hábito passar pela praia antes do almoço, posso ir ao RU com roupa de banho?

 Não! Pedimos que evite usar roupas de banho e que vista uma roupa seca para frequentar os RU a fim de evitar que as mesas e cadeiras que você utilizou fiquem molhados; o que seria muito desagradável para os que utilizarão o RU depois de você.

Tem problema de fazer a refeição de jaleco?

Venha sem ele ou  o guarde na mochila antes de entrar no restaurante porque pode “carregar” microrganismos com potencial risco de contaminação das mesas, cadeiras e até mesmo dos alimentos em distribuição. Assim fica bom para todo mundo.

– Os RU têm refresqueiras, mas não oferecem copos ou outro recipiente. É isso mesmo?

Sim, os RU não oferecem copos descartáveis por compromisso com a redução de resíduos recicláveis. Já os copos ou canecas são de uso exclusivo do desjejum e, por isso, têm número limitado em cada unidade. Sugerimos, portanto, que traga seu frasco higienizado de casa, de forma a poder consumir a água disponibilizada nos refeitórios. Aliás, você poderia adotar essa prática de reduzir o uso de descartáveis em todos os lugares. O planeta agradece!
– Tranquei ou conclui meu curso, posso continuar fazendo as refeições no RU?

Uma vez que o sistema da UFPR, com o qual o sistema do RU está interligado, indique a conclusão ou o trancamento da matrícula, seu CPF não será aceito na portaria e sua entrada não será permitida. Ainda que dê continuidade aos seus estudos na própria UFPR (especialização, mestrado, doutorado), é necessário que a sua matrícula esteja ativa para acessar o RU.

– Como faço para reportar algum problema encontrado no RU, tirar alguma dúvida, elogiar, fazer comentários ou dar sugestões?

As empresas terceirizadas que prestam serviço nos RUs possuem nutricionistas que são responsáveis pelos restaurantes, e estão disponíveis para fornecer as informações gerais. A UFPR tem também servidores que fiscalizam o serviço dos restaurantes, e que podem ajudá-lo.

O Restaurante Universitário possui ainda um canal direto de comunicação que pode ser acionado sempre que achar necessário: restaurante@ufpr.br.

Aguardamos seu contato, pois ele dará subsídios para que falhas sejam corrigidas e o atendimento ao público aperfeiçoado.

 

A Direção dos RU lhes deseja boas vindas!